O que é a retenção na fonte?

É um mecanismo do sistema fiscal português através do qual o Estado arrecada diretamente o vencimento de todos os trabalhadores por conta de outrem (tanto funcionários públicos como do setor privado), pensionistas ou trabalhadores independentes não isentos, fazendo com que, em vez de serem estes a transferir a parte do seu salário que está sujeita a impostos para o Estado, é a entidade empregadora que o faz.

A retenção na fonte aplica-se sob a forma de uma taxa que incide diretamente e mensalmente sobre o salário, sendo definida anualmente através das chamadas Tabelas de Retenção na Fonte, que se encontram disponíveis para consulta no Portal das Finanças e que são elaboradas no âmbito do Orçamento do Estado.

Estas Tabelas subdividem-se entre os valores que são aplicados ao Continente e os que se referem às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores individualmente.

Aquando da entrega da Declaração de IRS referente ao ano anterior, o Estado procede aos acertos dos impostos que os contribuintes pagaram através deste mecanismo.

E como saber qual é o valor que se aplica a si?

O cálculo desta tributação assenta fundamentalmente em três fatores:

Ordenado bruto;
Situação do agregado familiar (se o contribuinte em questão é solteiro ou casado e se tem filhos ou não);
Número de membros do agregado familiar que aufere rendimentos.

Sentes um arrepio só de pensar pois não ?

Mas não se preocupe o QuickFactura está preparado para efectuar os cálculos de retenções na fonte de uma forma automática.
Baixe já e nos conte a sua experiência.

Baixo Custo | Licença Definitiva | Sem Mensalidades/Anuidades

Tel: +351 21 953 72 60
info@iberitech.com

OUTROS ARTIGOS

Que podem ser do seu interesse

Quanto vale o seu tempo?

O maior activo que podes ter é o vosso tempo. Pensando assim a QuickFactura desenvolveu o que há de mais revolucionário e prático no que se trata emitir facturas.Não precisa mais ficar horas a frente de um computador! Muito menos se preocupar em organizar todos os...

Você está isento da emissão de faturas?

Descubra agora se você está isento da emissão de Facturas! Ao abrigo do artigo 9º do CIVA, “os sujeitos passivos que pratiquem exclusivamente operações isentas de imposto” não estão obrigados a emitir faturas, apenas têm de emitir recibos comprovativos de pagamento...

ÁREA SUPORTE

Em breve teremos esta área em pleno funcionamento. Para já e, caso precise de suporte técnico, envie-nos um email para info@iberitech.com com as suas questões. Seremos breves na resposta. Obrigado!

NEWSLETTER

Esteja a par das últimas novidades que temos para si!

Aceite a nossa política de privacidade